domingo, 31 de julho de 2011

Hats, hats and Chapéus



O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, para, principalmente, os homens. Depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo. Cerca de 3000 a.C., naMesopotâmia, torna-se um adereço de dignidade militar e sacerdotal do Antigo Egito.

Raio X:
Copa é a parte superior do ornamento, cujo lado interno tem a boca, ao passo que aba é o rebordo proeminente, externo. Na parte interna tem-se o forro e a carneira; são ainda partes do chapéu a faixa e a pala, respectivamente a faixa externa e o "corpo" da aba. Muitos formatos, entretanto, não possuem esses componentes. Cinteiro é o laço que orna o chapéu; já o cocar eram os adereços, como penachos, que os distinguiam. Chapéus antigos chegavam a ter fivelas.

Como é de conhecimento geral, os franceses são um povo muito culto, e acabei descobrindo um site do Musée du Chapeau (Museu do Chapéu), criado em 1983, onde fazer um chapéu é uma arte (como tudo pra eles). Muito interessante. Ainda não entendo muito o francês, mas assim que eu for fluente, explico tudo. :)
 

Agora, imagens (adorum):
 
FEDORA RAIN
                                                              PALHA ABA CURTA


                                                                      CAIRO CENTENÁRIO


                                                                       PANAMÁ




























[por favor, não vamos levar em conta aquelas exibições ridículas do casamento real do Príncipe William e da Kate Middleton - what the hell?!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...